Resenha da Palestra Brent Wilson ( professor doutor em arte-educação da Univ. Pensilvânia)
O professor começou a palestra fazendo uma analogia entre o mundo da arte e as estações do ano, mostrando assim que há um processo cíclico no mundo da arte.
Afirma que a arte-educação é formada e modelada pelo mundo da arte.
No século atual o ensino da arte esteve baseada em crenças modernistas. Os professores reproduzem as mesmas crenças baseadas em crenças modernistas. Mas agora o clima da arte mudou e ocorerá ainda grandes mudanças.
Para ilustruar o autor propôem que voltemos a 500 anos no tempo e viajassemos pelos climas mutantes da arte, mostrando a ligação da arte e do ensino da arte . Trazendo alguns exemplos.
Começamos agora pelos tempos medievais e no renascimento:
nessa época a criança se tornava artista aprendendo com um mestre, porém além de um mestra ela tinha um deus- o eloquente Mercúrio - que representa agilidade, habilidade e destreza.
The Children of Mercury 1475-85 Drawing Fürsten zu Waldburg-Wolfegg, Schloss Wolfegg |
No início do século XVI , Giann Lomazzo, fez um desenho no qual conceituou e representou seu esquema de regras e condição para a formação do jovem artista (Roman, 1984). Há muitas coisas a serem aprendidas com esse desenho. (não consegui localizar o desenho). O autor relata que o desenho é na verdade uma propaganda, aonde reflete um desejo de status e novos papéis aos artistas.
O ensino aqui relata os princípios do desenho em que o aluno se dedicará a temas teóricos e estudos clássicos da geometria, depois pintará a partir de modelos vivos e esculturas antigas e ainda estudará anatomia.
O aluno também deverá ter um amplo conhecimento dos temas da arte, iconografias, dos assuntos e dos simbolos e alegorias da arte.
O resultado deveria ser estético, artístico cultural. Esse ideal artístico que perdurou até o séculos XIX e só ficou utrapassado com a vinda do modernismo.
Outro exemplo citado foi o quadro de 1854-55, L' Atelier de Goubert
L' Atelier, Courbet |
A esquerda retrata o povo, a pobreza, a prosperidade e a miséria; ao centro vemos o próprio artista pintando enquanto um modelo de um garotinho observam; e à direita, amigos e colegas de Courbet do mundo artístico e literário, entre eles: Baudelaire e o Champfleury.
Desse mesmo lado do quadro podemos observar uma criança desenhando, podemos ilustrar como esta idéia é importante para o desenvolvimento da idéia da arte infantil como diz o autor "Nesta pintura monumental, na qual Alan Bowness (1977) afirma que Courbet inventou a arte moderna, vislumbramos (através do triangulo formado por Courbet, Champfleury e a criança) a primeira grande produção dramática do modernismo, a criança tenha assumido o papel de artista, tenha sido colocado entre os artistas, e tenha recebido a mesma importância".
O modernismo caracterizou -se pelo desejo da novidade, da inovação, do ainda a ser visto. esta renovação das imagens foi encontrada na espontaneidade das crianças, nos artefatos tribais, nas manifestações populares, porém para o autor os expressionistas viram na arte dos chamados povos primitivos e crianças, as qualidades expressivas que eles já tinham começado a alcançar em seus próprios trabalhos.
Mas foi a idéia de que as crianças e os povos aborígenes não eram afetados pelas convenções sociais, por sua inocência e pureza, ou de alguma forma por seu contato intimo com as forças cósmicas e primitivas. "As crianças não estão preocupadas com os significados práticos e convencionaism já que olham o mundo com olhos incólumes, e saõ capazes de experimentar as coisas como elas são, sem esforço." (kandinsky). Ele até chega a condenar os esforços dos adultos em instruir as crianças nos seus trabalhos artístico.
E deste modo, a arte moderna e arte infantil, que se arrasta atrás dela coexistiram num contexto de crenças mútuas:
- A arte surgiu de fontes individuais intrinsecas;
- a arte deveria exprimir um sentimento sobre algo mais do que a superficial aparência exterior;
- a forma e a abstração eram o novo ideal - o artista e a criança viam o mundo como luz, cor e massa -assim como Zola disse sobre Manet, " ele nunca cometeu a insanidade... de colocar 'idéias' em suas pinturas";
- a arte das crianças e dos povos tribais forneceram um modelo de criatividade livre e primitiva para os artistas modernos tentarem igualar ou superar;
- todas as convenções artísticas anteriores (pelo menos a variedade do ocidente) deveriam ser evitadas, todos, artistas e crianças, tinham a obrigação deinventar um estilo de arte individual. Através de energias criativas individuais, a arte poderia permanecer num estado constante de renovação, o modernismo poderia existir para sempre, haveria uma vanguarda perene; e
- neste estudo modernista ideal, o crescimento artístico não viria através da educação formal, mas sim através de desdobramentos orgânico e natural da energia criativa intrínseca.
No começo da palestra o autor resaltou a relação intrinseca da arte e a teoria da arte/educação. E se quisermos saber o futuro do ensino da arte devemos ensinar para aonde caminha a arte contemporânea.
Quando os artistas começaram a recorrer as imagens populares como material para a criação de suas pinturas, foi sinal que a arte de que o mundo da arte estava s e aproximando de uma grande mudança de tempo. Os artistas pop não estavam mais tirando de fontes inconscientes, não estavam mais exprimindo sentimento, aestrutura formal e abstração não era fins nelas próprias, a expressão da pintura foi repudiada, eles não evitaram o convencional, mas se dirigiram para as imagens comuns e banais encontradas na cultura popular. Em outras palavars a ideogias do modernismo foram rejeitadas. A arte estava dando sinais de que já tinha entrado na era pos-moderna.
Para Wilson não deveria apresentar a era pos-moderna como um estilo de arte, um tipo de literatura, um modelo de crítica, ou uma filosofia nova. "Vejo o pos-modernismo mais como um estado de espírito, um zeitgest, como um um conjunto de atitudes com relação à arte, criação artistica e objetivos da arte (e por conseguinte, objetivos da educação artística).
Então o que se propoem os artistas de hoje?
Segundo a opinião do autor preencher com novos significados na história da arte imagens. Pensemos por exemplo o artista afro-americano Robert Colescott. Em George Washington Carver Crossing in Delaware, ele repinta o quadro americano George Washington Carver Crossing in Delaware. O trabalho não é apenas uma adaptação de um dos ícones americanos, mas sim uma declaração irônica da história dos afro-americanos e uma percepção bem humorada desse status.
George Washington Carver Crossing in Delaware |
George Washington Carver Crossing in Delaware-Robert Colescot |
Imagens de Las Meninas são encontradas no trabalho peruano Herman Braun-Vega
Diego Velazquez, 1656 |
Herman Braun Vega concierto en el mercado |
Joel Peter Witkin, Las Meninas (Self Portrait), 1987 |
Guernica, pintado a óleo com 782x351, Pablo Picasso em 1937 na Exposição Internacional de Paris. |
Peter Saul, Guernica de Picasso (study), 1976 |
Marcel Duchamp, Nu descendant un Escalier No.2, 1912 huile sur toile, 147,5 x 89 cm |
Peter Saul, Nude Descending a Staircase, 1977 |
Mas o que mais fascine o autor nas pinturas pós-modernistas é o fato de que ao menos alguns artistas voltaram-se para o tipo de pesquisa artística que Lomazzo e seus colegas do século XVI lutaram para estabelecer como os direitos dos artistas. No quadro intitulado Achiles and the Tortoise: Homage to Michell Feigenbaum, Benoit Madelbrot, and zero of Elea, o pintor americano, Mark Tansey.
No antigo paradoxo,Aquiles nunca consegue pegar a tartaruga, porque cada vez que Aquiles percorre metade da distância a tartaruga avança um pouquinho para a frente e assim surge uma nova metade do caminho para percorrer. Em sua versão Tansey torna o paradoxo ainda mais absurdo, representando Aquiles como foguete e a tartatuga como a àrvore.
Mark Tansey. |
Mark tansey : The Innocnt Eye |
Logicamente que os artistas não são as únicas pessoas conscientes do passado as crianças também baseiam seus trabalhos nas arte que rodeia. Em uma pesquisa realizada pelo autor junto com Majorie Wilson, mostraram que desenhos de crianças de diferentes culturas têm diferentes caracteristicas. Descobriram que as crianças não ignoram as caracteristicas estilisticas e expressivas dos trabalhos de arte que elas vivenciam.
litografia de Munch - The cry |
As séries de estudos realizados pelo autor são segundo o mesmo, os sintomas da era pos-moderna no ensino da arte.
Qual o perfil desse ensino na pos-modernidade?
O autor finaliza retratando que cada professor deve procurar construir uma nova versão do ensino da arte nas escolas.
Esta nova visão provavelmente abrigará as caracteristicas mas interessantes do Modernismo e acrescentará práticas derivadas das ideologias pos-modernas emergentes. Como ficaria a arte-educação se ela presevasse as melhores caracteristicas da expressão critica e juntasse a elas tais disciplinas como o estudo da história da arte e da história das idéias, e uma análise de obras de arte importantes a luz dos cenários políticos e sociais que envolveram tais criações.
Para o autor um ensino de arte ideal alia o estudo de uma obra de arte importante e uma atividade de estúdio bem dentro da tradição da expressão criativa. Dando oportunidade aos alunos a estudar a obra de arte sobre acontecimentos políticos significativos. Proporcionando a oportunidade de recriar através de seus próprios desenhos o tema universal da luta e comflito político. comparando estilos, temas e meios de expressão mudam de um período histórico a outro. para que o aluno perceba que quadros do mesmo aconteciemento histórico podem ser vistos da vítima ou do perpetrador. No mesmo momento em que os alunos estão aprendendo a fazer arte, também estão conhecendo obras de arte importante e algumas lições que possam ser ensinadas através dela. esta á uma versão do ensino da arte que o autor deseja para todos os estudantes.